Skip to content

O Caminho Real

Jiaoyuan Fa Shakya
Jiaoyuan Fa Shakya
Queridos amigos,
Às vezes as pessoas pensam que porque Zen Budismo enfatiza a “simplicidade elegante” podemos eliminar todo o trabalho duro de aprender o básico das Quatro Nobres Verdades e do Caminho Óctuplo. Desejam ir diretamente para a meditação, que é o que a palavra “Zen” (ou Chan em chinês) realmente significa. Mas há disciplinas envolvendo a personalidade e o caráter que devem ser dominadas antes que a mente esteja preparada para entrar em estados transcendentais. No entanto, algumas pessoas tentam ignorar o básico e apenas sentar em uma almofada e seguir algumas instruções ao entrar no estado de meditação e espera ser recompensado com a Iluminação.
Há muito tempo atrás, o geómetra Euclides s foi chamado para o Egito para ensinar geometria para um jovem faraó. Tudo começou com a maneira usual, discutindo proposições, teoremas, axiomas, leis, e assim por diante. O homem faraó jovem, tinha certeza de que a geometria tinha a ver com ângulos e círculos e não via razão para estudar as palavras chatas. Eu queria jogar com régua e compasso. E assim, ele se queixou, dizendo Euclides se apressar e chegar ao assunto da geometria.
Aristóteles explica que para aprender geometria, foi necessário ao longo da árdua caminho conhecimentos básicos “.
“Sou o faraó!” o jovem monarca proclamou. “Insisto que você me mostre um atalho!”
Euclides disse a famosa frase: “Senhor, não há caminho real para a geometria.”
E o mesmo vale para muitos dos novos alunos do Zen. Eles não querem seguir o caminho árduo de cultivar caráter virtuoso e superar os obstáculos de um caráter fraco. Eles não querem fazer o trabalho que deve preceder o resultado. Eles querem tomar o “caminho real” e no Zen, não existe esse caminho.
Print Friendly, PDF & Email
Tags: